-
Arquitetos: OLGGA architectes, SOCKEEL Architectes
- Área: 6035 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Stephane Aboudaram | WE ARE CONTENT(S)
-
Fabricantes: BASF, Daplast, Wicona
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os estádios são sempre uma oportunidade para mostrar o desenvolvimento de cidades como Dunkirk, na França. Devido à sua localização - sede do USL Dunkerque Club - o histórico estádio ocupa uma posição central na região metropolitana. Este projeto contrasta com a expansão da cidade (suburbanização) cujas consequências sociais e urbanas são indiscutíveis. A acessibilidade e a integração foram estudadas detalhadamente para proporcionar uma facilidade de uso.
Seus principais atributos urbanos foram levados em consideração - a valorização da entrada da cidade, o desenvolvimento das margens do canal adjacente e o tratamento de seu pátio. A intenção era restaurar a unidade arquitetônica em um local com edificações heterogêneas.
Esta unidade arquitetônica é trazida por um envoltório elíptico simples feito em madeira de grande seção. A camada que envolve a fachada é o elemento unificador do projeto e da sua relação com o seu entorno. A atividade interna é aparente devido à alta transparência do revestimento. Forrado com uma segunda pele, este envelope protetor também protege os espectadores dos ventos e do sol predominantes.
Essa transparência dá identidade ao estádio, redesenhando e animando o bulevar. A instalação é percebida de forma diferente dependendo de seus eventos. O volume principal inclina-se ligeiramente para baixo em direção ao canal. Esta forma de cunha abre o estádio em direção ao pátio, conferindo-lhe uma linha elegante e sóbria.
O pátio é a ligação entre o espaço público e o estádio. A escala dessa grande laje de concreto inclinada complementa a do estádio, ecoa a forma do envoltório e inicia um diálogo com o canal. As áreas ajardinadas animam o espaço e criam locais de convívio à volta da entrada do estádio.
Aberto e funcional próximo ao canal, este novo espaço público dentro da cidade é onde os torcedores podem se reunir. A entrada do público é feita através de um único ponto no pátio. Após o controle de acesso, os espectadores são direcionados para as arquibancadas norte e sul. As escadas levam a um grande corredor periférico. Este novo nível conecta as arquibancadas, tornando o acesso dos espectadores mais fluido e funcionando como um espaço de convívio para as arquibancadas inferiores e intermediárias.
O corredor permite a livre movimentação de uma arquibancada para outra com vistas da partida de um lado e da cidade do outro. Um segundo corredor elevado oferece outro espaço para quiosques, chamado de "Plataforma de Carnaval" após o famoso carnaval de Dunkirk. É um agradável espaço adicional para assistir ao jogo.
A área VIP na arquibancada superior é acessível diretamente pela fachada sul. Ao remover a pista de atletismo que cercava o campo, as arquibancadas passaram a ficar mais próximas da área de jogo, como nos estádios ingleses. O Tribut é um estádio citadino que, pela forma e leveza da fachada, enquadra-se perfeitamente no seu contexto urbano. No coração da cidade, o jogo de futebol é acessível a um maior número de pessoas.